O uso mais eficiente dos profissionais de saúde.

1032

As políticas públicas de pessoal de saúde nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico reúne 37 países e sua missão é promover políticas que melhorem o bem estar econômico e social de pessoas em todo o mundo

Promover uma utilização melhor ajuste e mais eficiente das competências dos profissionais de saúde

Há evidência de um desfasamento significativo entre as competências dos profissionais de saúde e as necessidades de habilidades para os seus empregos. Com base na pesquisa de 2011-2012 Programa para a Avaliação Internacional das Competências dos Adultos (PIAAC, por sua sigla em Inglês) informou que cerca de 50% dos médicos e 40% dos enfermeiros foram underqualified para algumas das tarefas a serem realizadas; Enquanto isso, foi relatado que uma porcentagem ainda maior foram overqualified (70% a 80% dos médicos e enfermeiros), indicando uma perda significativa de capital humano.

O underqualified requer dois tipos de medidas explícitas: 1) reformas no currículo dos programas de formação e educação na primeira infância para garantir que os profissionais de saúde adquirir novas habilidades para um bom desempenho nos novos modelos de prestação de serviços saúde, incluindo maior capacidade de trabalho em equipe; e 2) promover o bem-projetado para assegurar que as competências dos médicos e enfermeiros para se adaptar às novas tarefas e exigências de trabalho de continuar programas de desenvolvimento profissional.

sistemas de recertificação regulares podem ser fortes incentivos para médicos e enfermeiros continuam aprimorando suas habilidades ao longo das suas vidas profissionais. 31 países da OCDE, apenas 12 têm implementado uma política obrigatória de desenvolvimento profissional contínuo para os médicos ligados a uma recertificação regulares em 2012-2013.

Enfermeiros com um grau universitário avançado são muito mais propensos a relatar que eles são extremamente qualificadas para o trabalho que realizam em comparação com aqueles com menos preparação. Alargar o âmbito da prática profissional dessas enfermeiras muito mais deles preparados para usar suas habilidades mais plenamente.

Tendo em vista a grande quantidade de recursos públicos para a educação e formação dos profissionais de saúde é essencial para ter programas de treinamento projetado adequadamente, mesmo um maior reconhecimento da formação prática no local de trabalho, bem como utilização mais eficiente dos recursos humanos no local de trabalho, para garantir um maior retorno sobre o investimento público.